top of page

   Estrela de Nariën - Sombras de Morte vol I

 

 

                                                  

Opinião da Petra no Goodreads:

 

"Sombras de Morte" é o primeiro volume da trilogia "Estrela de Nariën" que nos introduz num mundo de fantasia épica onde seguiremos uma história central: O regresso de um objecto muito ambicionado assim, como várias histórias paralelas entre os personagens que vamos conhecendo ao longo da leitura.

Inicialmente a história pode tornar-se um pouco dificil de seguir devido às muitas personagens que nos vão sendo apresentadas por "núcleos" e aos seus nomes mais incomuns, mas se lermos com alguma atenção, a forma como nos são apresentados é uma grande ajuda para que vamos assimilando quem é quem.

Gostei bastante da forma como ao longo das páginas vemos os caminhos das personagens interligarem-se e desenvolverem-se vários sentimentos entre elas.

Neste mundo, além dos cavaleiros, temos as avatares de Nith Haiah (a Senhora da Sabedoria) e as suas aprendizas e ainda Elfos, mas não elfos tipicamente bons, não, neste livro a vilã da história é uma Elfo que, por vezes, é mesmo impiedosa e manipuladora não se importando em passar por cima de quem quer que seja para atingir os seus objectivos. Temos ainda a presença de um povo bárbaro capaz de actos selvagens apenas por prazer.

Gostei bastante de ir acompanhando a jornada conjunta e individual de cada uma das personagens e de simpatizar e torcer por algumas e detestar outras. As cenas de batalhas conseguiram transmitir-me a ansiedade, o medo e a angustia, senti-me como se estivesse a vivenciar o que lia e isso é muito, muito bom.

Tanto as batalhas como o romance presente no livro estão muito bem interligados e o livro está bem estruturado, não tendo pontos mortos. Talvez os primeiros capítulos possam parecer um pouco chatos para algumas pessoas, mas digo a quem ler que não desistam porque quanto mais avançamos mais agarrados vamos ficando a esta história.

Absolutamente recomendado a fã do género!
"

Opinão da Catarina no Blog: Bookeater/Booklover:

 

 

"Uma boa surpresa, tinha este livro há tanto tempo na prateleira e não sei porquê, nunca houve oportunidade de o começar. Tendo em conta que esta é uma obra juvenil, a linguagem é algo mais simples, mas a construção do enredo, dos personagens e do worldbuilding é ao mesmo tempo bastante cativante e atira-nos para a frente, devorando a história.

 

De início até andei meio confusa entre tanto personagem novo, mas rapidamente me habituei e a minha cabeça começou a funcionar furiosamente a tentar perceber que personagens estavam relacionados com quem, e a adivinhar quem se iria encontrar mais à frente no enredo.

 

Todos os personagens (ou nenhum, conforme a perspectiva), se destacaram, por uma razão ou outra, mas entre os que mais gostei contam-se as jovens do núcleo das aprendizas (Lakshmi e Zahara), com personagens femininas com muito potencial, Lochan, com uma história de vida mais singular, e Étain, porque promete ser uma vilã e pêras.

 

Um livro muito giro, que se não fosse estar a lê-lo faseadamente para a leitura conjunta do fórum Bang!, se tinha lido enquanto o diabo esfrega um olho, mas lá que os olhos resvalavam para o texto a seguir ao fim de cada fase...

 

O fim fica em aberto, deixando o destino de um personagem em suspenso, e algumas coisas por desenvolver no próximo livro. Ai a curiosidade... Felizmente devo começar o próximo em breve."

Opinião do Lars no Blog Os Livros do Lars:

 

 

"Esta critica engloba os dois primeiros livros da trilogia "Estrela de Narien" da simpática algarvia Susana Almeida. Como já devem ter reparado eu ultimamente ando a ler muitos autores nacionais de fantasia, e só posso dizer que há muita qualidade por cá.

Estes livros levamos a um mundo habitado por homens, elfos, shatrus entre outros seres. Numa história envolvente repleta de acção, amores proibidos e muitas mortes.


Uma coisa que eu acho que faz falta aos livros é pequeno mapa para situarmos melhor a acção, mas enfim eu sou um viciado em mapas. 


Neste trilogia há algumas personagens simplesmente deliciosas de se seguir como o Aheik, um jovem e corajoso cavaleiro, o Lochan, uma personagem perseguida por um passado muito negro, a Étain, uma elfo que não olha a meios para atingir os seus objectivos, a Lakshmi uma jovem aprendiza da Senhora da Sabedoria e o Kyran, um cavaleiro amigo do Aheik que é considerado o melhor espadachim.


A minha personagem favorita é o Lochan, porque apesar de ser perseguido por um passado muito negro e de ser atormentado pela morte da sua mulher e filha num incêndio, ele ainda demonstra ser capaz de amar e de lutar pelos indefesos.


A Étain é outra personagem que merece destaque pela sua importância em toda a acção que decorre na história. Ela é uma elfo impiedosa que não se preocupa em matar inocentes para conseguir obter a Estrela de Narien. Ela também tem um passado amoroso com o Lochan.


Gostei bastante da descrição das batalhas, que são bastante detalhadas e em especial a primeira batalha contra os Shatrus, um povo semelhante ao homem mas muito violento e com hábitos alimentares deveras invulgares.


Os livros são muitos interessantes, com um enredo bem conseguido, com muita acção, algumas revelações surpreendentes. E algumas personagens muito bem construídas. Gostei muito dos livros. Recomendo a quem queira passar umas horas bem passadas a ler um livro.
"

Opinião da Patrícia no Goodreads:


"O que posso dizer sobre este livro a não ser que ADOREI...

Gostei bastante do enredo, das personagens, das suas histórias e da forma como acabam por se interligar ao longo da narrativa. Gostei particularmente da vilã e da forma como manipula os seus aliados, permitindo-lhe atingir os seus fins quase sem sujar as suas mãos.

As descrições das batalhas provocavam-me aquela sensação de suspence, pois não sabia o que se iria passar a seguir.
O livro, ao conter ingredientes como: acção, romance, amizade, camaradagem e certos aspectos até mais para o cómico conseguiu tornar-se viciante, levando-me a quer ler mais e mais.

O final foi muito bem pensado, terminando o “Sombras de Morte” num momento que nos faz desejar ler de imediato o segundo volume para saber o que se vai passar.
Já comprei o livro II “O Renascer” e vou começar a lê-lo muito em breve.
"

Opinião da Rita no Blog A Magia dos Livros:

 

"Confesso, que comecei esta leitura conjunta no fórum bang! com alguma expectativa. Por um lado, era um livro que já me havia sido aconselhado algumas vezes e do qual tinha ouvido críticas bastante boas e por outro, tive o prazer de conhecer a Susana Almeida no Fórum Fantástico, que se desenrolou no passado ano, em Lisboa, o que me suscitou ainda mais interesse pelas obras desta jovem escritora.

 

"Estrela de Narien" é uma obra, claramente, dirigida a um público mais jovem, ou não estivesse inserida na colecção TEEN da editora Saída de Emergência, o que no início me fez alguma confusão devido à linguagem e construção de diálogos presente nela. Contudo, foi um aspecto que se foi atenuando à medida que me fui embrenhando na estória.

 

Este foi um livro que achei bastante interessante e que me levou a lê-lo de uma rajada, em especial esta última fase da leitura. Este facto deveu-se a que todo o mundo, idealizado por esta escritora, fosse bastante interessante, conseguindo juntar vários aspectos que me são cativos.

 

Além de ser uma apreciadora de Fantasia, que é o meu género literário preferido, como podem constatar pela minha lista de leituras, sou também apreciadora de Drama e por isso, toda a estória conseguiu-me preencher as medidas neste aspecto.

 

Apreciei o tema reencarnação utilizado na obra, tema tão controverso mas, ao mesmo tempo, tão interessante e todo o mundo fantástico engendrado por esta escritora. Podendo dar destaque ao mundo das avatares, que foi, para mim, o melhor do livro, sendo as passagens decorridas neste mundo, os que mais me agradaram ao longo desta leitura.

 

Em relação às personagens gostei de Aheik, um jovem mas corajoso caveleiro, pela sua maneira de ser e de encarar o mundo que o rodeia. Além de ser uma pessoa com um coração enorme, como certa vez, uma das avatares, se não me engano, afirma, é também alguém que nunca desiste daquilo em que acredita e ambiciona.

 

Lochan foi outra personagem que gostei bastante e penso que se tivesse de mencionar a minha personagem preferida de todas as presentes neste livro, seria ele que elegeria. Foi alguém que sofreu bastante na vida mas que conseguiu, mesmo assim, tornar-se numa pessoa integra e lutadora. É, visivelmente, uma pessoa possuidora de muitas “feridas” que o tempo não conseguiu atenuar e que tenta a todo o custo fazer sofrer a pessoa que lhe causou tamanho sofrimento, com o intuito que isso faça a dor diminuir ou que a causadora de todos os seus males consiga sentir parte do que ele sentiu.

 

Simpatizei também com Zahara porque foi uma personagem que cresceu de certa forma ao longo da obra. Ao longo desta leitura constactamos que se solta um pouco mais graças a Lochan e é nestes momentos, em que ambos passam juntos, que conseguimos captar a sua verdadeira essência e que percebemos que o seu ar mal-humorado e de indiferença, não passam somente de uma forma de impedir que as pessoas se aproximem dela e a possam fazer infeliz. Como suponho que poderá ter acontecido no passado, provavelmente com alguém que lhe era especial.

 

Étaín é também uma personagem com enorme importância. Inteligente, manipuladora e bastante astuta, que não vê a meios para atingir os seus fins, sendo, desta forma, um elemento chave para o desenrolar desta narrativa.

 

Em termos de escrita, tirando aquele primeiro pormenor que enumerei, que não chega a ser um aspecto negativo, tendo em consideração o público alvo, penso que esta escritora possui descrições bastante bem conseguidas, especialmente quando caracteriza as batalhas que ocorrem entre os Shatrus e os cavaleiros.

 

Quanto ao final da obra suscita interesse quanto à continuação desta trilogia, deixando no ar várias questões, sobre as quais ficamos ansiosos por obter respostas.

 

Em suma, gostei do princípio desta trilogia. “Estrela de Narien” é um livro leve, que se lê bastante bem e que nos proporciona umas boas horas de leitura."

Opinião do Paulo no Blog Clube dos Livros:

"Gostei muito de ler este livro, que é um bom exemplo de um excelente trabalho de um autor português. Susana Almeida estreou-se com este livro, o primeiro livro, pertencente à saga Estrela de Narien, tentarei comprar em breve o livro II, de modo a continuar a história. Acerca deste posso dizer que apesar de ser um pouco extenso é um livro interessante, com um conteúdo muito bom e muito bem criado, onde a autora nos transporta para um mundo de fantasia, com o nosso herói Aheik ao longo de aventuras e dos seus acompanhantes vão em luta contra a malvada Étaín e o seus guerreiros aliados bárbaros. Como referi um mundo de fantasia onde acompanhamos os nossos personagens em luta pela protecção da Império.
Um livro recomendado e o facto de pertencer à colecção Teen, não deve ser um factor de limitação de escolha do leitor ao olhar para o livro e não se sentir seguro se será do agrado ou não, devido à classificação para público juvenil.
"

bottom of page