Susana M. Almeida
Escritora Portuguesa de Fantasia e Romance
Renascer das Chamas
Opinião da Sara no Goodreads:
“Renascer das Chamas” é um romance que nos prende do início ao fim levando-nos a uma leitura voraz e intensa.
Gostei bastante do enredo e da escrita fluída da autora capaz de nos transportar para a história. Os temas abordados ao longo do livro não me deixaram nunca indiferente e despoletaram-me vários sentimentos e o ritmo a que os acontecimentos se sucedem é muito bom não contendo pontos mortos que nos levem a uma leitura mais lenta.
Gostei bastante de todas as personagens, mas devo destacar o vilão. O Viúvo é um homem particularmente frio, insensível e desumano que me provocou um turbilhão de emoções. Gostei especialmente do final que a autora escolheu para esta personagem.
Um livro pequeno e empolgante que nos mostra que um livro não precisa de ser grande para ser bom e nos ficar na memória. "
Opinião da Petra no Goodreads:
"Renascer das Chamas" é o 4º livro da autora Susana Almeida da qual já li a trilogia "Estrela de Narien" de que muito gostei.
Desta vez a autora trouxe-nos um romance, mas não um romance cliché: rapaz apaixona-se por rapariga. Não, este é um romance dramático, carregado de dor, sofrimento e desespero no qual acompanhamos a jornada de Cecília e Laerte. É um livro que se pode tornar pesado para leitores mais sensíveis visto que aborda temas como maus tratos, desprezo pela vida humana e abuso sexual.
Em algumas passagens senti mesmo as lágrimas a chegarem-me aos olhos, o desespero de Cecília e a sua luta psicológica teve sempre a capacidade de me deixar com o coração nas mãos.
Um livro bem escrito, com um enredo bastante cativante e personagens capazes de nos apaixonar ou de as desprezarmos com todas as nossas forças foram os principais ingredientes deste romance.
Gostaria apenas que o livro nos brindasse com mais desenvolvimento sobre as personagens secundárias, mas devido às apertadas regras da Editora acredito que não foi possível, o que ainda me faz gostar mais deste livro, pois para um livro tão pequeno teve a imensa capacidade de me cativar levando-me a não o querer largar até finalmente acabar.
Recomendo a TODOS aqueles que gostam de romance."
Opinião da Sandra no Goodreads:
“Renascer das chamas” foi o primeiro livro que li da autora e fiquei agradavelmente surpreendida. Quando li o excerto disponibilizado pela editora, fiquei logo cativada pela escrita e pelo enredo, pelo que acabei logo por encomendá-lo através da editora. Em boa hora o fiz, pois gostei mesmo muito deste livro!
Tenho apenas pena do número limitado de páginas (regra da editora) e do mesmo poder apenas ser encomendado online.
A escrita fluida e o ritmo que a autora emprega nos acontecimentos descritos incita a uma leitura voraz. Houve alturas em que foi mesmo difícil parar de ler e confesso que quando cheguei ao final, apetecia-me ler mais sobre esta história...
Agora que terminei este livrinho, estou curiosa para ler mais desta autora!"
Opinião do Pedro no Goodreads:
"Depois de ter lido a trilogia "Estrela de Nariën" da autora foi com algumas reticências que comecei a ler o "Renascer das Chamas" visto a alteração do género de fantasia para romance e confesso que não sou fã deste último.
Não comprei o livro, foi-me emprestado por uma amiga que insistiu para eu ler. Hoje, ao devolver-lhe o livro, agradeci-lhe, pois se não fosse por ela possivelmente não teria lido e teria perdido uma leitura da qual gostei bastante.
Apesar de ser catalogado como romance engana-se quem pensa que efectivamente se trata de mais um romance banal ou composto por um qualquer triângulo amoroso. Não, o "Renascer das Chamas" insere-se mais no género romance/drama. Onde acompanhamos a história de uma jovem, Cecília, e todos os sofrimento e atribulações pelos quais é forçada a passar por alguém que a deveria primeiro que tudo proteger. Conhecemos ainda outras personagens que a vão ajudar ou atrapalhar durante a sua jornada: Laerte, um jovem que tudo faz para a salvar e Mauro, o Viúvo, um homem cruel incapaz de sentir qualquer amor por quem quer que seja.
Gostei das personagens e do desenvolvimento da história. A escrita é acessível e fluída. Outro ponto forte do livro e a quase total ausência de pontos mortos, o que foi do meu inteiro agrado. Havia sempre algo a acontecer de forma a manter o interesse do leitor e a impulsionar a leitura.
Tive pena, porém, de o livro ser bastante limitado devido as condições da Editora. Mas dentro do nº de páginas para trabalhar acho que a autora conseguiu um livro capaz de cativar e emocionar o leitor. Outro ponto negativo é o livro estar apenas disponível online."
Opinião da Ana no Goodreads:
"Apesar de não ser um estilo que habitualmente leia, fiquei muito curiosa com este livro, porque gostei bastante dos livros anteriores da autora.
A escrita é muito fluída e desde que abrimos o livro ficamos agarrados à história. Infelizmente devido às exigências da editora em relação ao número de páginas, fica a sensação de que a história não foi desenvolvida como poderia, ainda assim, a autora conseguiu usar isso em benefício da história, tornando-a altamente empolgante do princípio ao fim.
Depois de uma trilogia de fantasia e um romance, fico muito curiosa para saber qual será o próximo projecto da escritora. :)"
Opinião da Flávia no Blog: Leituras Secretas:
"Não estava nada à espera do que este livro relata. Estava à espera de um romance “água com açúcar”. Nunca imaginei a bela histórica que me esperava.
Sim, é um romance, mas não um muito normal. No início, vemos um homem jovem, atraente e bondoso (Laerte). Por outro lado, temos uma Cecília tímida e amedrontada mas, ao mesmo tempo, corajosa o suficiente para tentar escapar.
Cecília é uma escrava tanto sexual como doméstica. Esta jovem adolescente é uma cativa de um tirano violento e sem piedade nem senso comum, conhecido pela alcunha “O Viúvo”.
A partir do momento em que a jovem é resgatada por Laerte, ela torna-se numa rapariga um pouco destemida e feroz.
Laerte e Cecília acabam por se apaixonarem lentamente, até se poderá dizer, sem mesmo saberem. Acabam por estabelecer uma excelente relação de amizade e amor, onde um sente a necessidade de proteger o outro.
Esta obra toca na malícia humana e no quanto um ser humano pode ser repugnante e egocêntrico. Contudo, temos Laerte que, após o pedido desesperado de Cecília, percorre um longo itinerário para tentar descobrir o que se passa e o porquê daquele pedido.
A escrita de Susana Almeida é intrigante, fluída e de fácil compreensão.
Em suma, “Renascer das Chamas” é uma mistura de mirabolantes reviravoltas, onde só resta uma pergunta: há continuação?"
Opinião do Pedro Cipriano no Goodreads:
"Antes de mais gostava de dar os parabéns por esta iniciativa editorial, é necessário que continuemos a apostar nos autores nacionais.
Devo confessar que este tipo de romance não costuma ser das minhas leituras habituais. Em primeiro lugar estranhei o título, que remete mais para um livro de fantasia do que romance, se bem que acabamos por perceber a intenção da autora (mais não revelo para não estragar a surpresa). O nome da personagem é estranho tendo em conta que todos os outros nomes são perfeitamente normais. As personagens estão muito bem conseguidas, mesmo apesar de estarem muito perto dos arquétipos usados neste tipo de história: rapaz corajoso e bondoso e rapariga maltratada e frágil. A história avança a um ritmo muito bom, num crescendo de emoções e surpresas, a combinação entre a história de amor e a acção foi bem executada, conseguindo agradar a vários tipos de leitores. Compreende-se a quebra de ritmo das últimas páginas, que poderia ter sido um pouco mais bem conseguida. Nota positiva para a lutas que foram bem descritas. Para terminar, muitos dos defeitos que apontei não são relevantes para a maioria dos leitores, o que faz com que nos esqueçamos destes detalhes.
Recomendo vivamente a quem gostar deste tipo de romances, não se irão arrepender."
Opinião da Calypso no Goodreads:
"Renascer das Chamas" é o 4º livro publicado pela autora portuguesa Susana Almeida da qual já li a trilogia "Estrela de Nariën". Poderia dizer que é a estreia da autora no género romance, embora quem já tenha lido a trilogia saiba que esta não aborda somente o tema fantasia tendo igualmente romance.
Este pequeno livro apresenta-nos a história de Cecília, uma rapariga com um passado triste e um presente extremamente doloroso, carregado de sofrimento. Ao longos destas 100 págs acompanhamos a luta de Cecília e Laerte, um jovem a quem Cecília pede ajuda, para escaparem ao Viúvo, nome pelo qual Mauro um homem mau, frio e extremamente cruel é conhecido.
É um romance intenso onde conseguimos sentir-nos na pele de Cecília e sofremos com ela toda a violência à qual é submetida quer fisicamente quer psicologicamente. O ritmo é bastante elevado, toda a história se desenrola sem pontos mortos impelindo-nos a uma leitura voraz e viciante.
É um livro que muito me agradou e o qual aconselho a leitura."
Opinião da Eva no Goodreads:
“Renascer das Chamas” é um livro pequeno, mas de tal forma intenso que me pedi nas suas páginas. Com um enredo bem estruturado e personagens capazes de nos despertar diversos sentimentos este livro não é um romance como tantos outros.
A história inicia-se com uma festa: “A Festa da Colheita”, uma das celebrações mais aguardadas por todos os jovens, tanto da própria aldeia, como de povoações vizinhas. É durante a festa que Laerte, um rapaz trabalhador, humilde, prestativo e apaixonado vê pela primeira vez Cecília. Ao contrário das outras raparigas esta jovem desperta-lhe o interesse por não participar na festa, mantendo-se escondida num beco escuro, como se tivesse medo de ser vista.
Mais tarde, quando a festa termina e ele se prepara para regressar a casa, eis que o seu caminho e o de Cecília se torna a cruzar quando esta lhe pede ajuda. Sem saber o porquê daquele pedido, Laerte vê chegar junto deles um homem mais velho, Mauro, conhecido como “O Viúvo”. A forma como ele o trata e a Cecília não o deixa indiferente, decidindo então procurar conhecer a verdade sobre aquele homem e o motivo que se esconde por detrás do pedido de ajuda tão desesperado de Cecília.
É a partir destes acontecimentos que a história se torna voraz, inebriante e muito viciante. Sem pontos mortos e recheada de acção quase nem conseguimos pousar o livro até o terminar e saber se Cecília e Laerte conseguirão fugir do Viúvo que tudo fará para acabar com as suas vidas.
Um romance que nos mostra as verdades frias, cruéis e até desumanas da faceta humana, mas também nos mostra a bondade, entreajuda, amor e amizade. Um livro pequeno mas com uma GRANDE história que certamente irei recordar e que recomendo a todos."
Opinião da Manuela no Blog: Marcas de Leitura:
"Como se costuma dizer um livro grande, nem sempre é um grande livro. Mas, temos a mania de expressar que ler muitas páginas faz com que seja uma grande história. Por vezes enganamos-nos e este livro é pequeno mas com uma majestosa narrativa.
Susana Almeida é possuidora de uma escrita simples, objectiva, clara e sem rodeios.
Renascer das Chamas é a história de Laerte um jovem e pobre lenhador que tem o sonho de desposar Vanessa a mais bonita da aldeia, e além disso a filha do homem mais rico.
A festa mais aguardada do ano era a “Festa da Colheita” onde as raparigas e os rapazes vestiam as melhores roupas. E, foi nessa festa que os caminhos de Laerte e de Cecília uma jovem mendiga, fraca e sofredora se cruzaram, quando esta suplica por ajuda a Laerte.
A partir daquele instante Laerte não iria descansar enquanto não descobrisse qual seria o mistério, segredo que Cecília escondia?
Um romance de aventuras, contrariedades, perigos e paixão vão surgir no percurso destes dois jovens. Conseguirão alcançar a vitória final?
Conseguirá Cecília algum dia esquecer as adversidades e atrocidades por que passou na vida e ser feliz?
Uma leitura fluída, compulsiva, deliciosa e viciante se acerca de nós, mas o receio e expectativa do final é enorme.
O desenrolar da história, os personagens e os lugares estão muito bem estruturados e descritos.
Como digo muitas vezes temos autores nacionais ao nível dos internacionais e digo que a Susana é uma boa contadora de histórias.
Só um senão, o tamanho da letra deveria ser Maior.
Os meus parabéns à Editora Letras Com Asas por apostar em autores nacionais e à Susana Almeida um muito obrigada por me ter oferecido esta história de encantar.
Recomendo vivamente a autora que irei seguir seguramente.
Gostei bastante."
Opinião da Filipa no Goodreads:
"Renascer das Chamas" é escrito pela autora portuguesa, Susana Almeida, e conta-nos a história de Laerte e Cecília. Tudo começa quando Laerte testemunha Cecília a ser mal tratada por um homem conhecido por "O Viúvo", nome esse ganho pelo facto de todas as três mulheres com quem casou terem morrido. Quando Cecília pede desesperadamente pela sua ajuda, o Laerte não consegue ficar indiferente e parte em busca de informações sobre este homem que tem sob o seu poder a pequena Cecília.
A primeira grande surpresa nesta pequena história foi a escrita da autora que adorei, cativou-me logo de inicio.
O inicio é muito suave e de certo modo bonito mas depressa somos mergulhados em acontecimentos brutais, aterrorizantes e muito tristes.
Cecília é uma rapariga que já conheceu muito sofrimento na vida, e todo o seu desespero chega a nós leitores, tanto que várias vezes tive de levar as mãos à boca, de olhos muito abertos com medo do que vinha de seguida.
É uma narrativa que toca, brutal.
Adorei as personagens principais, adorei como se protegiam um ao outro e como começaram a nutrir ternos sentimentos um pelo outro. E apesar de todo a violência, achei o final bem querido!
Algumas coisas que não gostei tanto foi o facto de às vezes ser um pouco confuso saber a quem determinada frase de pensamento pertencia, se a Laerte, se a Cecília (o que aconteceu um pouco mais para o fim); e o facto de a certa altura já estar a ser muito repetitivo.
De resto estou bastante contente por lhe ter pegado :)"
Opinião da Iara no Goodreads:
"Renascer das Chamas é um livro escrito por uma autora portuguesa, de nome Susana Almeida.
Tenho a dizer que gostei imenso do livro, é fora do vulgar, e devido ao seu tamanho diminuto, e à sua leitura rápida e viciante, li-o em menos de 2 horas.
Esta narrativa é repleta de emoções fortes, devido aos assuntos que vão sendo retratados ao longo do livro, pois apesar de vivermos no século XXI, muitas pessoas ainda sofrem com estes horrores.
Cecília é uma supermulher, passou por muito, aliás demasiado. É uma sensação angustiante pensar nos momentos que ela atravessou, mexe muito com o nosso psicológico.
Recomendo vivamente este livro, mas para pessoas que não gostam do típico livro de romance, porque se forem à procura disso vão ficar desgostosos. É ótimo para sair da rotina dos livros que andam para aí, e ainda por cima a autora é portuguesa, e é sempre bom ler o que é nosso.
Podem encontrar o livro no Goodreads em E-book ( é só clicarem onde diz Read Book), dêem uma espreitadela."
Opinião da Isabel no Goodreads:
"Este livro é a prova em como um livro pode ser "devastador"!
Comecei com certa curiosidade esta leitura. Estava à procura de um livro diferente das minhas últimas leituras e, após ler a sinopse do "Renascer das Chamas", achei que era o livro que estava à procura. Estava longe de imaginar todos os arrepios e exclamações que esta história me iria arrancar! Trata-se de uma história intensa e dolorosa onde sofremos juntamente com as personagens das quais destaco a protagonista: Cecília.
É um livro sem pontos mortos impelindo-nos sempre a leitura e tornando-se dificil parar até terminarmos. Com muitos momentos fortes e até chocantes para os mais sensíveis, vamos acompanhando uma história que podia muito bem ser realidade. A crueldade do vilão consegue atingir-nos de tal modo que me foi impossível não o odiar, assim como a generosidade de Laerte para com Cecília me conquistou. Todas as cenas descritas são bastante visuais o que me agradou bastante, apesar de me ter provocado um turbilhão de emoções (confesso que ainda lacrimejei em algumas passagens).
Aconselho vivamente!"
Opinião da Cátia no Blog: Guerra dos Sonos
"Este livro incrivelmente viciante narra a história de Cecília, uma jovem que cedo descobriu o quão terríveis podem ser as pessoas mesmo aquelas que deviam proteger-nos.
Cecília é vendia pela própria mãe a um homem completamente desumano que a torna sua escrava submetendo-a a uma vida de dor e sofrimento. É Laerte que vai fazer de tudo para libertar a pobre rapariga de tanta violência, vivendo com ela uma fuga intensa e angustiante onde a luta pela sobrevivência é uma constante.
Confesso que a primeira impressão que tive do livro foi que se tratava de um livro de fantasia. E pensando num romance fantástico entre o herói e a dama em apuros eu desconfiei um pouco dele. Mas estava tão enganada!!! Tão enganada!! Esta história não tem nada de fantasia e até chega a ser angustiante pensar que pode acontecer a outras crianças... quantas Cecílias existirão por aí??...
As personagens estão muito bem construídas, os momentos fortes, mais violentos estão muito bem descritos e a narrativa é voraz e intensa. Todo o suspense e violência (física e psicológica) exercida contra a Cecíla passam para o leitor e é impossível parar de ler porque algo está sempre prestes a acontecer.
Já o final... gostei, mas gostaria mais se fosse o que parecia que ia ser :P ;)
ADOREI!"
Opinião do Márcio do Goodreads:
"Começo por dizer que não sou muito dado a escrever opiniões sobre os livros que leio, mas este pequeno livro fez-me querer escrever uma opinião.
Já conhecia o trabalho da autora, embora dentro de fantasia, pois li a sua trilogia, e confesso que este romance não me atraiu de imediato, pois não sou grande apreciador de romance e deixei-o em espera acabando por só agora decidir, depois de ver as boas opiniões que tem, ler o ebook que a autora disponibilizou.
O início não me cativou muito, mas em poucas páginas a trama adensasse de tal forma que me senti totalmente agarrado ao livro. A acção constante é algo que aprecio no trabalho da autora e mesmo dentro do um género diferente ela conseguiu criar uma mistura de acção deliciosa aliada a temas muito actuais. Este livro é real, muito real e isso cativou-me ainda mais levando-me a lê-lo de rajada até finalmente o terminar.
Outro ponto positivo é que não se trata de um romance cliché, mas de um romance, julgo mais voltado para o género drama, que certamente poderá agradar a muitos dos leitores que procuram uma leitura diferente, viciante e muito, muito intensa!
Recomendo vivamente!"
Opinião da Sara Silva no Goodreads:
"Estou há bastante tempo com esta crítica pendente. A razão pela qual ainda não a fiz foi mesmo falta de disponibilidade para escrever um texto com sentido, uma crítica que falasse do livro, mas sem desvendar tudo o que nele poderão encontrar.
Começando pela parte visual e, para os mais "preguiçosos", número de páginas, posso confirmar que aqui o que conta é a qualidade do conteúdo, não o número de páginas (pessoalmente, nem me importava que tivesse mais; que a história continuasse, que houvesse mais analepse; mas gosto de textos volumosos), pelo que, para quem diz não ter tempo ou de não gostar de documentos extensos, este é em tudo recomendado.
Falando do texto, da história, só poderei referir aspectos positivos - estaria a mentir se apresentasse aspectos negativos, quando não os encontrei: desde a forma como está escrita (que me faz lembrar um pouco a de Sophia - simples, corrente, mas não simplista, e rica em figuras de estilo), passando pela forma como a história e subsequentes histórias das personagens estão interligadas e parecem verídicas, ao desenrolar da mesma e como tudo se desenlaça de forma tão natural, tão intuitiva e, sem sequer darmos conta disso, chega-se ao clímax e, posteriormente, ao final da história.
É ainda de referir que este livro nos transporta em vários momentos, quer pelas sensações e noção de tempo que nos transmite, como também pelo detalhe como se encontra escrito (apesar de ter um número que muitos dirão ser reduzido de páginas, a autora conseguiu gerir com extrema perícia este factor, resultando num texto bastante rico).
Recomendo vivamente este livro. Porque é ideal para quem gosta de ritmos acelerados, porque é ideal para quem gosta de sentir até empatia por elementos da história, porque é ideal para quem goste de ler e mesmo para os que não o fazem com tanta frequência.
Recomendo!"